O QUE FAZER EM PALMAS - TOCANTINS

Confira o melhor de Palmas e aproveite para curtir a cidade e suas opções de lazer e gastronômicas.

Se você está pensando em viajar pra Palmas já deve estar se perguntando o que fazer na cidade, não é mesmo?

A capital do Tocantins tem, além de belas praias e cachoeiras, museus e monumentos históricos incríveis pra você visitar.

Vamos conhecer alguns e aproveitar o turismo em Palmas?

 

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é uma das mais famosas da cidade. Ela é a maior praça da América Latina, além de ser a segunda maior praça pública do mundo! Incrível, né?

Nela ficam localizados os prédios-sede dos três poderes estaduais e monumentos como o Centro Geodésico do Brasil.

Além disso a praça ainda conta com uma fonte luminosa e uma variedade de árvores e plantas. Tem até exemplares do Pau Brasil!

Uma dica é fazer um passeio pela praça de bicicleta, pois o local tem uma estrutura própria para quem deseja praticar esportes.

E já que você está na praça, que tal aproveitar pra conhecer o Memorial Coluna Prestes?
 

Memorial Luís Carlos Prestes

O Memorial Coluna Prestes, como é mais conhecido, foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2011 para homenagear o líder comunista.

No prédio há sala de vídeo, auditório e sala de exposições com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Vale a pena uma visita!
 

 

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Um dos monumentos mais importantes de Palmas é a obra Dezoito do Forte. Localizada na Praça do Girassol, a obra impressiona pela beleza e imponência.

O monumento de Maurício Bentes faz homenagem aos revolucionários de 1922 que, cansados do regime de oligarquias no poder, se rebelaram e combateram três mil homens das forças governamentais.

A obra é composta por dezenove esculturas em bronze que representam: 1 civil, 1 fotógrafo e os 17 militares que participaram do movimento.

Gostou? Que tal visitar e tirar uma foto?

 

Monumento Súplica dos Pioneiros

O Monumento Súplica dos Pioneiros, também de Maurício Bentes faz homenagem aos primeiros moradores de Palmas que ajudaram a construir a cidade.

A obra é feita em bronze e retrata uma família de nove personagens: pai, mãe, filhos, filhas e um carneiro. As esculturas são enormes e impressionam pela beleza.

 

Palácio Araguaia

Visitar Palmas e não conhecer o Palácio do Araguaia é praticamente impossível! O local é a sede do Governo do Estado de Tocantins e chama atenção pela beleza da sua arquitetura.

Ah, o Palácio oferece visita guiada e na recepção você ainda ganha um livrinho que explica cada atrativo dos lugares turísticos.

Você não vai ficar de fora desse passeio, né?

 

Agora que você já conhece a parte urbana de Palmas, que tal curtir um pouco a natureza?

A cidade tem várias praias de água doce e parques pra você relaxar e curtir um bom passeio. E pra quem gosta de fazer umas comprinhas as feiras são uma excelente opção.

Vamos conhecer alguns desses lugares?

 

Praia da Graciosa

Praia da Graciosa é parada obrigatória pra quem vai a Palmas. Localizada às margens do Rio Tocantins a praia é perfeita pra quem quer se refrescar do calor da cidade.

Além de dar uns mergulhos, você ainda pode andar de bike, patins ou caminhar pela orla de 520 metros.

Ah, e tem mais: na orla você encontra bares e restaurantes pra almoçar ou comer um petisco.

Outra dica é curtir o fim do dia na praia. Isso porque o local é famoso por ter um dos mais bonitos pôr-do-sol do Tocantins!

Curtiu? Então não deixe de visitar esse paraíso

 

Ilha da Canela

Aproveitando que você está na Praia da Graciosa, que tal pegar um barco até a Ilha da Canela?

Lá você vai aproveitar as delícias de uma praia com água rasa e também curtir os bares e barraquinhas que ficam na água; um verdadeiro bar molhado!

A ilha, além de praia, tem uma estrutura com área gramada, banheiros e um restaurante. Tudo para você curtir seu passeio com muito conforto.

Ah, você com certeza vai reparar nas redes que ficam cercando a ilha. Elas servem pra proteger os banhistas contra os ataques de piranha. Mas fique tranquilo, você só vai ver as piranhas de longe.

 

Parque Cesamar

O Parque Cesamar é uma excelente opção pra quem curte uma área verde. São 96.770 m² de reserva biológica, contando com um lago, área de lazer, orquidário e pedalinho.

Além disso, o parque também é ideal para os amantes de esporte. Lá você vai encontrar uma pista de corrida de 2.820 metros de extensão em meio a mata típica do cerrado, pistas de skate e bicicross e academias ao ar livre.

Também tem opção para as crianças: além do parquinho o local tem um espaço baby. Perfeito para ir em família, né?

Se você gostou e quer visitar, fique atento: o parque funciona todos os dias das 5h às 23h.

 

Mirante da Serra do Lajeado

Localizado há 22 km do centro de Palmas, o Mirante da Serra do Lajeado é o lugar ideal para quem ama curtir uma bela vista. De lá é possível avistar a cidade toda e também o lago da hidrelétrica do Lajeado, no Rio Tocantins.

Além disso, no Mirante é possível praticar parapente e fazer várias trilhas. Quem gosta de emoção não pode ficar de fora.

 

Feira do Bosque

Agora vai uma dica pra quem gosta de comprar lembrancinhas. A Feira do Bosque acontece todo domingo a partir das 17h e reúne barraquinhas de comida e artesanato.

Entre as peças de artesanato, destaque para as feitas com capim dourado, matéria prima da região.

Já nas barraquinhas de comida você vai encontrar o melhor da culinária nortista. Entre as delícias: tapioca, vatapá, acarajé, maniçoba, tacacá, entre outras. Pra acompanhar que tal pedir o tradicional guaraná da Amazônia? Garanto que você não vai se arrepender.

 

Feira da 304 Sul

Outra opção pra quem quer fazer compras é a Feira da 304 Sul. Ela é bem famosa em Palmas e acontece toda sexta-feira das 12h às 0h

Além do artesanato outro ponto forte é a gastronomia. A feira tem várias barracas de comidas típicas e sucos de frutas regionais..

Não deixe de experimentar as frutas do cerrado, doces tradicionais e as castanhas. Uma dica é comer a paçoca salgada, um dos pratos mais famosos da região.